domingo, 27 de novembro de 2011

Plano de aula de História - Conhecendo a arte de Mestre Vitalino



                    Conhecendo a arte de Mestre Vitalino






 Plano de aula elaborado através do recurso da Educação Patrimonial,que tem como meta levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto desses bens, como confirma Horta (1999).

 I- Identificação:

Professora: Cinthia Ramos

Componente Curricular: História

Título/ Tema: Conhecendo a arte de Mestre Vitalino

Série/ Ano: 2º ano.

Duração: 3 aulas

II-        Objetivos:

Geral:

·     - Reconhecer o artesanato de barro como cultura popular nordestina e valorizar sua importância enquanto objeto cultural a partir das obras do Mestre Vitalino;

Específicos:


    Valorizar o artista pernambucano e sua arte; 

                Expressar idéias e sentimentos ao interagir com obras/fotografias do Mestre Vitalino;

·       Desenvolver a capacidade criativa, ampliando seu conhecimento da cultura popular por meio de diferentes linguagens;


  Modelar algumas obras do artista , utilizando a argila para retratar o cotidiano do aluno.
METODOLOGIA:

1º Momento:

     A aula terá início com uma roda de conversa para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o trabalho do artista nordestino que utiliza o barro. Em seguida serão apresentadas revistas e reportagens que falem sobre o Mestre Vitalino, e apresentando algumas fotografias com suas obras para falar um pouco sobre a vida do artista, com questionamentos como: quem já o conhecia? Se já viram as suas obras pessoalmente ou através de fotos? o que acham de se fazer arte desta forma?  Os alunos serão instigados ainda a dizer o que as obras querem passar, logo após a essas informações e ampliação da cultura regional as crianças irão construir um mini-museu dentro da sala de aula intitulado de:  “Museu do Mestre Vitalino”, para isso elas serão divididas em grupos e receberão as fotografias para transformarem a argila em obras de arte, e além de modelarem as obras do artista os alunos irão retratar alguma parte de seu cotidiano, escolhida por eles.

2º Momento:

     Após a confecção e secagem das peças, as crianças irão pintá-las e fazer o cartão de identificação das obras com os nomes dos grupos. Em seguida, construindo esse um mini-museu dentro da sala, em um local onde possam dispor os trabalhos, identificando-os com os cartões. Depois será confeccionado um mural com as fotografias das obras originais e um texto informativo sobre o processo de confecção das obras dos alunos para que fique exposto próximo as obras. 
Para a culminância dessa aula será proposta a visita dos alunos de outras turmas e da direção da escola ao “Mini-Museu do Mestre Vitalino”, onde os alunos irão apresentar as obras do artista Vitalino, suas influências e falando também de sua história de vida.


3º momento: 


 Partindo desse momento o alunos irão contar o que acharam da exposição sobre o mestre Vitalino, discutindo  o que eles fizeram, e sobre a importância do estudo das obras e da vida  de Vitalino para compreende-lo. Depois será solicitado dos alunos a construção de um texto retratando o que foi esse momento para eles, a primeira impressão e última antes de conhecer as obras de Vitalino, quais as diferenças  percebidas durante o processo de aprendizagem.



RECURSOS:

   Argila, fita dupla-face, jornal, revistas, cartolina, tesoura sem ponta, pincel, tinta guache, fotografias e câmera fotográfica.

AVALIAÇÃO:

  A avaliação acontecerá de forma contínua, durante o período de organização e realização das atividades, objetivando atender às necessidades que surgirão no decorrer do processo. Serão observados o desempenho, compromisso e produção de todos no que se refere aos conhecimentos, interesse, expressividade, entusiasmo e harmonia com os objetivos propostos.

-  Referências:

- HORTA, Mª de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial.

· LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.

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