segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade de Avaliação - Relatório

CONHECENDO A ARTE DE MESTRE VITALINO
Cinthia Ramos de Medeiros¹




Apresentação
   Este trabalho parte dos resultados obtidos através da aplicação de um plano de aula numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental I em uma escola da Rede Municipal da cidade do Recife, através da disciplina de Metodologia do Ensino da História II, ministrada pelo professor Ricardo Pacheco. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo proporcionar aos alunos do 2º ano uma maior aproximação com a cultura regional de Pernambuco, através de um estudo sobre Mestre Vitalino, valorizando o artista pernambucano e sua arte, de modo a fazer com que os alunos possam expressar suas ideias e sentimentos ao interagir com obras/fotografias do artista.

 Material e Métodos

O plano de aula foi organizado em três momentos e partiram da metodologia do uso da educação patrimonial em sala de aula. No primeiro momento, foi realizado um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos, verificando se possuíam alguma informação sobre Mestre Vitalino, para que em seguida pudesse explicar um pouco da vida do artista e de sua obra. Desta forma, a turma foi dividida em grupos e em seguida foram apresentadas fotografias das obras de Mestre Vitalino, sendo abordado um pouco de sua vida, foi abordado ainda como surgiu a cerâmica, onde é encontrada a sua obra.
Com a proposta de montar um mini-museu dentro da sala de aula, os alunos se demonstraram bastante  interessados com a ideia de que eles próprios iriam confeccionar uma peça do artista. Nesse sentido, foi distribuída entre os alunos a argila, material para que pudessem confeccionar uma releitura da obra que mais tivesse chamado a atenção deles ou algo relacionado com o seu cotidiano. No segundo momento, os alunos já estavam com as suas obras prontas e secas e foi então que iniciaram a pintá-las e a nomeá-las. Em seguida começaram a pensar como iriam organizar a sala para expor os seus trabalhos e assim convidar alunos de outras turmas para visitarem a exposição. Muitos alunos se demonstraram  ansiosos pela apresentação dos trabalhos visto que alguns possuem irmãos estudando em outras salas. Primeiro, a apresentação aconteceu  para os próprios alunos do 2º ano, e após foram convidadas mais duas turmas para visitarem a exposição, os alunos apresentaram suas obras e falaram um pouco sobre Mestre Vitalino para os colegas.
No terceiro momento, foi realizada uma verificação dos relatos dos alunos sobre o que eles acharam interessante nessa exposição, o que eles aprenderam e a importância de estudar este tema, e após foi solicitado a construção de um texto com a opinião de cada educando à respeito do tema "Conhecendo a artes de Mestre Vitalino".

Resultados e Discussões

Ao término da atividade utilizando o recurso didático a educação patrimonial, que tem como meta levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, como confirma Horta (1999).  Pude perceber algumas dificuldades como manter a turma concentrada na hora da confecção das obras, pois as conversas eram  inevitáveis. Porém, no final de todo o processo eles se demonstraram  muito contentes com o resultado das obras e também da exposição que fizeram  na sala. Para mim esta experiência foi muito gratificante, pois os alunos demonstraram interesse para explicar o que aprenderam  para os outros colegas e nesse sentido os objetivos foram atendidos, pois houve o empenho de todos para que a exposição desse certo.


Referências:
- HORTA, Mª de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial.
- LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.





Um comentário:

  1. Boa aula,
    A proposta de estudar o Mestre Vitalino é interessante, mas me parece ter focado a próproa criação artística - o que é muito pertinete - e pouco o valor desse sujeito histórico: sua história de vida, seu lugar na arte popular... ou seja, conteúdos históricos.

    ResponderExcluir