domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade de Avaliação

                                                        Plano de aula
Disciplina: História


Série: 5º ano


Tempo de duração: 2 meses


Conteúdo: Meios de transportes

Conteúdo especifico: Diferentes meios de transporte.

Objetivos:
  - Conhecer os meios de tranportes dos mais primitivos até os mais atuais, explorando as possibilidades que o tema traz, como: a evolução da tecnologia, inventores que se destacaram  como Santos Dumont, a importância dos transportes em nossas vidas, etc.
- Promover a interação das crianças por meio de sua participação e inserção nas pesquisas que serão realizadas no decorrer desse projeto.
 - Explorar e vivenciar experiências diferentes das quais estão acostumados, com uma proposta de visita a um museu no qual se possa aprofundar o conhecimento sobre o tema em questão.

Método:
O trabalho será iniciado através de uma conversa em roda, na qual se possa levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre os meios de transporte  (vocês sabem quais são os meios de transporte  existentes em nosso bairro? quais os meios de transportes vocês usam para passear e vir á escola?…). A partir dessa conversa, as crianças levarão para casa um questionário para realizar uma pesquisa sobre os meios de transportes que sua família usa para trabalhar, passear etc.
Após essa primeira pesquisa será montado um gráfico para expor dentro da classe. Em seguida será definido quais os meios de transporte (aéreos, terrestres e marítimos) cada grupo irá trabalhar.
Depois será proposta uma visita ao museu do Homem do Nordeste, na qual poderão ser observados alguns meios de transportes que estão expostos no local, tirando conclusões a respeito de como eles evoluíram com o tempo, o que existiam na época em que seus pais eram crianças e o que existe hoje.
Os alunos também terão a oportunidade de fazer uma pesquisa na internet, livros e revistas para aprofundar seus conhecimentos.

Sendo assim:
1º momento: Observar alguns meios de transporte utilizados no dia a dia das crianças. Entender a importância dos transportes para o funcionamento da cidade. Leva-los a compreender a evolução dos meios de transporte.

2º momento: Proporcionar aos alunos um momento de pesquisa de campo no qual possam observar um pouco sobre a evolução dos transportes no museu através daquilo que será vivenciado neste local.

3º momento: Pesquisar  sobre os inventores que se destacaram. Classificar os meios de transporte em: terrestres, aéreos e marinhos; Utilizando diversas fontes de pesquisa como: revistas, jornais, livros, internet, explorando a utilidade de cada transporte na nossa vida e da sociedade como um todo.

 4º momento: Propiciar a confecção de cartazes sobre os meios de transportes. Promover discussão sobre o tema, explorando a opinião dos alunos. Pesquisa na qual possam mostrar a diferença do meio de transporte antigo e atual;

Para a culminância desse trabalho, será  realizada uma exposição de cartazes com todo o material coletado pelos alunos, como: as fotos dos meios de transportes antigos e atuais, ênfase aos seus inventores, e mostrando a seus visitantes a importância dos transportes em nossa vida.

Um comentário:

  1. Primeiro: as atividades estão apresentadas de forma muuuuito genérica; assim o plano não orienta as ações a serem desenvolvidas.
    Segundo: ir ao museu não caracteriza uma ação de educação patrimonial; atividade de campo não caracteriza um estudo do meio.
    Logo, não percebo o emprego das metodologias estudadas.

    ResponderExcluir